Educação: Vigotski - A VIDA DE VIGOTSKI

“Liev Semionovitch Vigodski nasceu no final de 1896 na Bielo-Rússia. Ele cresceu na cidade de Gomel, situada perto de Chernobyl. Desde criança demonstrou ser muito talentoso. Estudou com um preceptor e concluiu o ensino médio com medalha de ouro. Conhecia nove idiomas e possuía um saber enciclopédico – algo não muito rato na época. Provinha de uma família judia não-religiosa, ainda que respeitosa das tradições,” (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 17)

No império Russo, os judeus tinham de residir obrigatoriamente no Rayon, um gueto gigantesco que abrangia vários países e do qual alguns comerciantes, profissionais independentes e os poucos estudantes que tinham conseguido ingressar nas universidades russas podiam sair. ... Era perigoso viver no Rayon, porque às vezes havia pogroms ... “ataque em massa” (contra judeus) organizados pelo governo czarista. ... Durante a infância de Vigotski, houve dois pogrons em Gomel, em 1903 e 1906. Seu pai participou da autodefesa judia do primeiro, um dos poucos em que os cossacos não triunfaram. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 30)

... Quando terminou o ensino médio, Vigotski queria ingressar na Universidade de Moscou, porém existiam cotas: admitia-se apenas 3% de alunos judeus, escolhidos por sorteio. Ele ... foi sorteado. Na Universidade Imperial de Moscou, iniciou a carreira de medicina, mas depois mudou para Direito. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 17)

... Simultaneamente, Vigotski freqüentou a Faculdade de História e Filosofia da Universidade Popular A L. Shaniavski, fundada em 1906 e não-reconhecida oficialmente; ela era um reduto de revolucionários anticzaristas que tinham renunciado ou sido expulsos da Universidade Imperial, depois da derrota da revolução de 1905. Nela concentravam-se os melhores cérebros da Rússia, ... Nessa faculdade, Vigotski fez alguns curso de psicologia com Pável Blonski. Seriam os únicos de sua vida; na área da psicologia, foi autodidata. Nas férias de verão, Vigotski viajava para Gomel. Segundo Dobkin, montava peças de teatro em sua cidade natal. Em 1917, ano da revolução socialista de outubro, formou-se em ambas as universidades. Uma das primeiras medidas tomadas pelos comunistas foi a derrogação da legislação anti-semita,... (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p.17 e 18)

Vigotski estabeleceu-se em Gomel com sua família e, como já não era proibido, começou a dar aulas em várias escolas e instituições estatais e a escrever críticas teatrais para jornais, etc. ... Tornou-se comunista, embora nunca tenha se filiado ao partido. Dava aulas de lógica, filosofia, estética, psicologia, etc. Antes dos 20 anos, entre 1915 e 1916, terminou seu primeiro livro, um extraordinário ensaio sobre Hamlet, ... Vigotski também leu toda a história da psicologia e chegou a conhecer os clássicos de todas as correntes psicológicas da Rússia, da Europa e dos Estados Unidos ... Na Escola de Formação de Professores, organizou um laboratório de psicologia experimental e realizou muitos experimentos junto com seus alunos. Nesse âmbito teve seu primeiro contato com as deficiências infantis. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, pag. 18)

Após a revolução, porém, houve a guerra civil, fome e frio. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 18)

... Devido ao frio e à fome da guerra, na família Vigodski havia tuberculose. Em 1919, seu irmão Dodik morreu de tuberculose aos quatorze anos. Pouco depois morreu outro irmão Isaack, de tifo. Restaram seis irmãs e os pais de Vigotski. Sua mãe também sofria de tuberculose. Quando estava cuidando do irmão Dodik e da mãe, Vigotski contraiu essa doença que o mataria 15 anos mais tarde. Sua doença sempre foi grave e, ano após ano, ele ouvia sentenças de morte dos médicos. Foi Internado três vezes em estado grave. ... Em 1919, Gomel foi liberada definitivamente dos alemães pelos Vermelhos e lá não houve mais guerra durante a vida de Vigotski. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 30)
Assim, em 1919, Vigotski já sabia bastante de psicologia. Quando começou a redigir o presente livro, faltavam três anos para o famoso congresso no qual se apresentou publicamente perante as celebridades científicas russas. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 18)

De forma simultânea com Psicologia pedagógica, Vigotski começou a redigir parte de Psicologia da Arte ..., continuou lendo, pesquisando e lecionando, sem abandonar a atividade literária e artística, ... .” (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 18)

Vigotski ... casou-se com sua namorada, Roza Noievna Smiejova. O casal mudou-se para Moscou ainda em 1924. Todas as irmãs de Vigotski já tinham saído de Gomel e pouco tempo depois, seus pais também se mudaram para Moscou. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 19)

Durante um ano, Vigotski e sua esposa moraram em um pequeno quarto, no porão do Instituto Experimental de Psicologia. Quando sua filha Guita nasceu, em 1925, eles se mudaram para um apartamento de um quarto no número 17 da rua Bolshaia Serpujovskais, onde Vigostski moraria a vida inteira, com a mulher e duas filhas. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 20)

... Vigotski, Luria e Leontiev trabalharam juntos, mas desde o princípio Vigotski também esteve rodeado de outros colegas. Possuía uma personalidade carismática, e uma de suas notórias característica era a tendência a organizar facilmente grupos de trabalho, o que já era evidente desde sua adolescência. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 20)

Por volta de 1930, Vigotski encontrava-se no apogeu de sua carreira. ... O rumo stanilista adotado pela URSS começou a manifestar-se nas áreas da psicologia em que Vigotski trabalhava. Começaram a desaparecer as revistas que ele co-dirigia. Começaram os ataques dos ideólogos contra os Instituto Experimental de Psicologia no qual ainda trabalhava, especialmente contra ele e Kornilov. Apesar de tudo isso, Vigotski continuou realizando suas atividade e chegou a ocupar novos cargos; entre eles, o de deputado do soviete do distrito Frunze de Moscou, onde elaborava políticas educacionais. No final de 193l, foi nomeado diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade da Ucrânia. ... (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 21)

Embora tivesse continuado trabalhando nessa situação adversa, tanto ele quanto seus colegas sentiram-se afetados pelo clima de perseguição reinante. Em 1930 fora fundada a Academia Ucraniana de Psicologia, em Jarkov, e esta oferecia mais liberdade ideológica e salários mais elevados, ao contrário do que acontecia em Moscou. Devido a essa situação, uma parte do grupo de Vigotski, liderado por Leontiev, instalou-se e permaneceu em Jarkov, enquanto outros continuaram em Moscou. Vigotski começou a viajar e a dividir seu tempo entre essas duas cidades. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 21)

Em 1932, a situação de Vigotski em Moscou tornou-se praticamente insuportável, e ele decidiu então aumentar suas atividades fora da cidade. Começou a trabalhar no Instituto de Educação Herzen, em Leningrado, ... e passou a viajar, minado pela tuberculose, entre Moscou, Jarkov e Leningrado , cidades muito distantes e com os precários meios de transporte da época. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 22)

... no início de 1934 Vigotski foi convidado a assumir a direção do Departamento de Psicologia do Instituto de Medicina Experimental de toda a Rússia, em Moscou. Essa proposta poderia resolver de forma considerável, muitos de seus problemas. Aceitou e começou a planejar as atividades que desenvolveria no departamento. Também se dispôs a concluir seu livro Pensamento e linguagem; ... . Em 8 de maio, ele teve uma hemorragia em seu local de trabalho e foi levado para casa. De seu leito ditou o último capítulo do livro. Seu estado de saúde piorou e, em 2 de junho, foi internado pela última vez. ... Morreu durante a noite de 10 para 11 de junho. (BLANCK apud VIGOTSKI,2003, p. 23)

... Em 1936, a obra de Vigotski foi proibida. BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 23)

...A obra de Vigotksi começou a ser novamente publicada a partir de 1956, de forma muito gradual. Luria foi quem mais contribui para sua divulgação. (BLANCK apud VIGOTSKI, 2003, p. 23)



VYGOTSKY, Liev Semionovich. Psicologia Pedagógica – edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Comentários

Anônimo disse…
Ótimo trabalho,ADOREI
Anônimo disse…
ADOREI,MUUUUUITO BOM

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam