História - Segunda Guerra Mundial set/1939-1945 (maio/Alemanha e agosto/ Japão)

A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.[1]

O conflito foi formado por duas guerras distintas, se bem que mais ou menos simultâneas. Elas poderiam ser chamadas de "Guerra Alemã" e "Guerra Japonesa".

A Guerra Alemã durou de 1° de setembro de 1939, quando os exércitos de Hitler invadiram a Polônia, até 8 de maio de 1945, quando eles se renderam. Na verdade, ela foi uma continuação da "Guerra do Kaiser" de 1914-1918: foi a segunda tentativa alemã de alcançar suas aspirações nacionais - a hegemonia da Europa e, talvez, posteriormente do mundo.

A Guerra Japonesa durou de 7 de dezembro de 1941 (data do ataque contra Pearl Harbor - o Japão já estava em guerra com a China desde 1937) até a rendição em 15 de agosto de 1945, apesar de que a assinatura oficial tenha sido feita a 2 de setembro, no couraçado Missouri. Sua meta consistia simplesmente em estabelecer o domínio japonês no Extremo Oriente.




https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_presidentes_do_Brasil

https://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_dos_Estados_Unidos

https://www.suapesquisa.com/musicacultura/anos_60.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

https://adluna.sites.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam