Química - Tanino

"... a palavra tanino se refere a toda uma classe de substâncias químicas complexas encontradas em plantas e que incluem o ácido tânico. Elas são ... em sua maioria polifenóis ... [e] vêm sendo usadas desde os tempos pré-históricos para curtir* peles de animais, convertendo-as em couro, com a finalidade de aumentar sua durabilidade e torná-las mais resistentes ao calor, à água, bactérias e fungos.

Os polifenóis de tanino transformam as peles dos animais em couro ao reagir com as proteínas delas para formar substâncias insolúveis com propriedades adesivas que colam as fibras das proteínas bem apertadas. Desta forma, apertada e seca, a pele fica muito mais forte e mais durável que ao natural.

Curtir a sua própria pele - ganhar um bronzeado - é algo completamente diferente. Mergulhar seu corpo numa solução forte de chá ou em extrato de galhas de carvalho fervidas não é recomendável. Mas a exposição ao sol induz a pele humana a produzir um pigmento escuro, a melanina. As soluções chamadas autobronzeadoras contêm em geral diidroxiacetona, ou DHA, uma substância química incolor que reage com os aminoácidos nas células mais exteriores da epiderme (o stratum corneum) provocando uma variedade de misteriosas reações que produzem manchas escuras na pele."
"*Em inglês, tan"

WOLKE, Robert L. - O que Einstein disse a seu Cozinheiro, 2 - mais ciências na cozinha; Tradução: Estrada, Maria Inês Duque. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Filmes - As três Palavras Divinas - Tolstói