Tarô - O que é o Tarô?

"...O Tarô é um baralho composto por 78 cartas, também chamadas Arcanos ou Mistérios, das quais 22 são Arcanos Maiores e 56 Arcanos menores.

Os Arcanos Maiores são ... de alto valor simbólico, expressões das forças que estão operando a nível Macrocósmico, permeando, simultaneamente, o Universo, o sistema solar, nosso planeta, a sociedade, o ser humano e cada partícula da Existência. Os 56 Arcanos menores são desenhos mais simples e com uma menor carga simbólica na maioria dos baralhos. Representam forças que atuam no microcosmos, isto é, apenas no ser humano.

No Tarô clássico e seus descendentes, que mesmo afastados gradualmente da tradição, continuam fundamentalmente ligados a ela, os 56 Arcanos menores estão divididos em quatro séries: paus ou bastões, copas ou taças, espadas, discos ou ouros. Cada uma dessas quatro séries possui 14 cartas, das quais quatro são as Figuras da Corte, chamadas de Rei, Rainha, Cavaleiro e Valete na maioria dos baralhos. E de Cavaleiro, Rainha, Príncipe e Princesa na disposição matriarcal do baralho de Aleister Crowley. As restantes das cartas de cada série estão numeradas, desde o Ás até o Dez. O uso trivial do Tarô deu lugar ao baralho comum, onde se perdeu uma figura da corte. Os 22 Arcanos Maiores ficaram reduzidos a um ou vários curingas, cujo desenho evoca o Louco, o primeiro Arcano da Sequência.

A descrição serve, mas a pergunta continua ... O que é o Tarô? Muitas respostas têm sido dadas:

É uma arte de adivinhação.
É uma ilustração das forças da Natureza.
É um instrumento de autoconhecimento.
É uma visão simbólica do Cosmos.
É um compêndio de conhecimentos esotéricos.
É um legado de outras civilizações.
É um caminho de crescimento espiritual.
É uma representação simbólica da Árvore da Vida.


Todas essas respostas estão certas, uma e outras se complementam, mas todas elas limitam...

É melhor desistir de conceituar o Tarô. Para aproximar-se dele é melhor pular no colo dos símbolos. Encontramos aí toda uma série de paralelismo entre as cartas e as idéias fundamentais, mitos e lendas das culturas antigas, tais como a Índia dos Vedas, o Egito dos faraós, a Cabala hebraica, o Taoísmo chinês, e também o Budismo e os mitos da Grécia Clássica."


Veet Pramad. Curso de Tarô - o Tarô e seu uso terapêutico. Apoio: Sindicato dos Bancários-DF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam