Química - Oxigênio

"O oxigênio responde por aproximadamente 20% do voume d atmosfera. É o elemento mais abundante na crosta terrestre, correspondendo praticamente à metade da sua massa total, e está presente nela em combinação com outros elementos na forma de água, silicatos e oxidos. É também abundante na Lua, mas não no estado livre; lá o oxigênio está preso na forma de compostos nas rochas lunares. ...

Embora o oxgênio se encontre de forma abundante na atosfera e seja obtido industrialmente dessa fonte rica pela destilação do ar líquido, ele só chegou a fazer parte da atmosfera relativamente tarde. A atmosfera do planeta Terra recém-formado não continha oxigênio. Uma parte dele apareceu quando moléculas de água que haviam saído das rochas foram quebradas pela radiação intensa do Sol, e os átomos de oxigênio liberados juntaram-se em pares. A maior parte do nosso oxigênio chegou quando as primeiras células fotossintetizadoras apareceram - os procariotos que conhecemos como bactérias verde-azuladas (cianobactérias). Essas formas de bactérias, sem núcleo, adquiram hidrogênio da água (liberando o oxigênio), carbono e oxigênio a partir do dióxido de carbono, no seu processo de construir seus próprios carboidratos. ... o surgimento do oxigênio que acompanhou a emergência da fotossíntese oxidou o ferro disolvido nos mares. A Terra enferrujou e grandes depósitos de minério vermelho de ferroregistram a época.

O oxigênio é um gás inodoro, incolor e insípido que se condensa na forma de um líquido azul pálido. A mudança de cor ocorre quando pares de moléculas cooperam na absorção de luz - um fenômeno possível somente quando as moléculas estão próximas entre si, no líquido. O oxigênio também apresenta a incomum propriedade de ser magnético. Isso é mostrado mais claramente pela capacidade de um ímã atrair oxigênio líquido, mas o gás também é magnético. ...

O oxigênio é altamente reativo. Quando suas moléculas são decompostas (talvez por calor intenso), os átomos liberados podem formar ligações fortes com átomos de outros elementos. A forca dessas ligações deve-se ao pequeno tamanho do átomo de oxigênio: o núcleo central pode exercer uma forte atração sobre elétrons, inclusive os de outro átomos, uma vez que pode se aproximar bastante deles. Por ser altamentereativo, o oxigênio existe na atmosfera na forma de molécula diatômicas, que consiste de dois átomos ligados mutuamente.

Enormes quantidades de oxigênio são usadas na fabricação do aço, na qual é necessária aproximadamente uma tonelada de oxigênio para preparar uma tonelada do metal. É insuflado através do ferro fundido impuro, combinndo-se com as impurezas presentes (particularmente carbono), e carrega a maior parte delas para fora como produtos gasosos. O oxigênio é, para essa finalidade, melhor que o ar puro, composto principalmente de nitrogênio e que carrega consigo muito do calor quando insuflado através do mental fundido."

Atkins, Peter Willian - Moléculas - Tradução Santos, Paulo Sérgio e Galembeck São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam