Viagens: Portugal - Fábrica Nacional de Óptica

Indicar algo, geralmente, é complicado. Você vai e adora, fala para as pessoas. Elas vão e detestam.

Os gostos são diferentes, o lugar pode ter mudado de dono, de funcionários, de fornecedores ou apenas alguém acordou de mal humor naquele dia. Portanto, essa sugestão retrata apenas um momento feliz, que pode ou não se repetir, mas merece ser lembrado.


Mudamos para Portugal e trouxe comigo dois óculos, pois preciso deles para ler, atividade que ocupa pelo menos 70% do meu tempo. O mais simples e mais amado, se partiu em dois quando tentei ajustar no nariz e ficou na gaveta(aguardando solução). O segundo, com o fio de nylon frouxo, estava sempre com a lente caindo ou sendo esquecido em algum lugar. Estava vendo a hora de cabar sem nenhum, mas não sabia a quem recorrer.

Temos seguro, mas não conhecia nenhum oculista e muito menos uma boa ótica (confiável e barata).

Chegar em um lugar novo, requer novas aprendizagens.Temos que aprender novos costumes, descobrir a melhor combinação custo benefício das marcas no supermercado, andar muito para encontrar as lojas que vendem o que você gosta pelo preço que quer pagar e aceitar que vamos temos que mudar alguns hábitos.

Tudo isso, a princípio, é estimulante. Entretanto, para mim não estava sendo fácil e levou um bom tempo até que conseguisse algumas indicações e tomasse coragem para resolver o problema.

Arrisquei e fui conhecer um oftalmologista perto de casa. Estava insegura. Não tinha idéia de quanto ia pagar(o seguro paga uma parte da consulta) e não tinha referências do profissional. Cheguei a perguntar, quando marquei a consulta, se a médica tinha equipamento para exame de fundo de olho. Agora acho graça! Paguei uns quatorze euros (super barato), o consultório era muito bem equipado e a médica muito atenciosa e, até onde pude perceber, competente.

Chegou o momento da ótica. A lente podia ficar a mesma mas, como a aramação estava ruim, era necessário trocar tudo.

Tinham me indicado "Fábrica Nacional de Óptica" em Lisboa. Cheguei lá com a receita e fiz o orçamento. A lente custaria uns cem euros e a armação uns cinquenta, mais ou menos.

Já estavamos quase mandando fazer, quando a atendente, uma simpatia e uma paciência que eu nunca tinha visto, disse que dava para arrumar o meu. Concordamos e quando o óculos chegou perguntamos o preço e aí veio a maior surpresa:nada! Me apaixonei! Perguntei se dava para soldar o outro. Ela disse que sim. Voltei lá com o outro óculos. Serviço perfeito e quinze euros. Gostamos 10% do que iamos gastar.

Não é pra menos que está sempre cheio. Eles atendem muito bem! Fiquei observando e isso é com todos.

Portanto, caso esteja em Lisboa ou arredores e precise fazer ou concertar um óculos minha dica é:

Fábrica Nacional de Óptica
Rua S. João da Praça, 85 - Lisboa
tel. 218 810 170

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam