Plantas - Como Colher os Temperos da Horta

Antes da colheita, a planta deve estar bem desenvolvida e adaptada.

Nunca dê "puxões", nem depene sua planta de uma vez só. Use sempre um pouquinho de cada vez, evita que a planta sofra e ela tem tempo pra crescer.

Alguns temperinhos como alecrim, hortelã, manjericão, orégano, tomilho  devem ser colhidos com uma tesoura. Corte um ramo terminal, ou seja, a ponta do galho. Sempre faça o corte próximo ao nó (de onde saem as folhas), ou corte um galhinho maior bem perto de onde ele saiu, sem deixar rebarbas.

A cebolinha tem dois jeitos: pode cortar tudo com uma tesoura (um pouco acima da parte branca), o que vai exigir um pouco mais de tempo pra rebrotar. Ou tirar folha por folha: pegue uma folha bem desenvolvida, e bem no finalzinho da folha, descole a parte branca e dê um leve puxão, até soltar.

Para a salsinha e o coentro, arranque os galhinhos mais velhos, de fora para dentro. Não retire o centro, é de onde vão sair os novos brotos.

A sálvia, se for usar bem pouquinho, retire as folhas mais desenvolvidas, ou corte um galho com tesoura, se precisar de mais.

Não espere suas ervas florescerem pra colher, as flores "roubam" o aroma das folhas, colha antes, e retire todo pendão ou inflorescência que aparecer.

Retirei o texto de um site que não consegui localizar novamente: http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=2194

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam