Plantas - Manjericão - Ocimum basilicum
Eu não costumo usar mangericão na comida, mas gosto muito de ter em casa por causa do cheiro. Quando está florido, colho os ramos e boto em um vaso. Fica muito lindo e perfuma a casa.
Origem:Índia.
Família: Laminaceae
Tipo de planta: Vivaz
Condições ideais de cultivo: Ao sol.
Local: Quente.
Temperatura mínima suportada: 6º C.
Regas: frequentes, manter o solo húmido.
Tipo de Solo (do argiloso ao arenoso): Médio com boa drenagem.
Fertilidade do solo: rico em composto.
Altura da planta: até 45 cm.
Há o manjericão com folhas grandes (Ocimum basilicum) e o com folhas pequenas (Ocimum minimum). O de cor verde é o mais conhecido, mas também existem plantas de folhas avermelhadas - mais raras e com mais aroma. O perfume do manjericão tampouco é uniforme: há variedades com fragrância doce, lembrando limão, cinamato (canela), cânfora, anis e cravo.
Sementeira: As sementes germinam, a temperaturas entre os 15º e os 20ºC, num local claro, no início da Primavera, replantar no exterior quando passarem as últimas geadas.
Colheita: As folhas jovens podem ser colhidas durante todo o ano se a planta for colocada dentro de casa (junto a uma janela) durante o inverno. Mas devem ser colhidas antes da floração para terem mais sabor. Podem ser secas ou congeladas mas perdem muito do seu aroma.
Usos: cozinha, medicina, cosmética, decoração
Na culinária é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. É famoso no preparo de pratos como o "pesto" e outros pratos típicos da cozinha italiana. As folhas do manjericão são muito delicadas. Adicione mesmo no fim da cozedura.
Apresenta propriedades que repelem insetos, afasta moscas e mosquitos.
As flores também servem para ornamento.
Propriedades: digestiva, antibiótica e anti-reumática. É utilizada para tratamento de enjôos, problemas respiratórios e reumáticos.
Dicas: Cortar o pendão floral após a floração – aumenta a longevidade da planta.
http://narizadentro.blogspot.com/2007/05/manjerico-ocimum-basilicum.html
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1669313-4529,00.html
Comentários