Plantas - Menta ou Hortelã - Mentha arvensis

Em casa usamos hortelã como tempero para o quibe ou para acompanhá-lo. Faz um chá delicioso.  Ele também acompanha bem várias frutas para fazer suco. Em casa, usavamos junto com abacaxi para fazer sucos muito refrescante. No jardim ele afasta as pulgas do ambiente.





Características: planta herbácea semiperene, com até 70 cm de altura, de cheiro forte, penetrante e refrescante.





Apresenta folhas opostas, sésseis, elípticas (quase redondas) rugosas, pubescentes de bordos dentados ou crenados, providas de um curto pecíolo (Matos, 2000). Suas flores são de coloração lilás ou branca, reunidas em espigas nas axilas da folhas (Matos, 2000). O cálice das flores é rico em pêlos glandulares, repletos de óleo essencial (Panizza, 1997).

Floresce após quatro meses de plantio no campo e, depois de cortada, por mais duas vezes por ano. Sua parte subterrânea é constituída por rizomas lenhoso que emergem do solo, formando novas plantas, invadindo todo o terreno.

Propagação: utilizar, como material de multiplicação, rizomas de plantas adultas cortados, com duas a três gemas.

A planta necessita de luz plena para se desenvolver e de pelo menos 12 horas de luz por dia para florescer (Martins, et al. 1994).

Origem: Regiões Temperadas como Europa, Japão e China.

Família: Labiatae.

Substâncias químicas:em suas folhas e inflorescências são encontrados de 1,0 a 2,0% de óleo essencial contendo mentol (70%), mentona, cineol e limoneno. Além disso, a menta apresenta também outros princípios ativos como flavonóides, carotenóides, colina, betaína e sais minerais (Panizza, 1997).

Usos: é utilizada na alimentação como condimento e sua essência é empregada em perfumaria e na fabricação de bebidas e doces (Martins, et al. 1994). Como fitoterápico, é utilizada como analgésico estomacal e intestinal, estimulante das funções cardíacas, controle da azia e controle da gastrite (Panizza, 1997).



http://www.iac.sp.gov.br/PAM/Especies/MentaHotela.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam