Reflexões: Segredo da criatividade

Faz um tempo, uma amiga me perguntou como surgiam as ideias para as coisas que faço para meus gatos. O grande segredo é a necessidade:

necessidade de fazer alguma coisa com a tralha;
necessidade de fazer o bichano feliz;
necessidade de aproveitar o espaço;
necessidade de tornar o trabalho mais fácil.
necessidade de organizar algo.

Receita: sentir a necessidade, avaliar as possibilidades, juntar energia, separar o material e agir. Às vezes, as coisas se resolvem em horas. Outras vezes, levam alguns dias ou meses. Contudo, é importante flexibilidade para mudar o projeto quando necessário ou simplesmente saber desistir na hora certa.

Um exemplo foi um tunel que fiz de um cesto de tiras de plástico. Ele era usado para por revistas, mas teve que ser aposentado quando os gatos descobriram que era legal entrar nele e rasgar as revistas.

Eu gostava do cesto e pensei se daria para aproveitar para alguma coisa. Como não vinha nenhuma ideia, ele foi ficando - vazio e largado num canto. Ficou lá por um  bom tempo até o dia que percebi que podia dar um bom túnel para os gatos.

Cortei as tiras,  fixei com grampos e costurei. Não ficou lá grande coisa. Pensei que, se eu forrasse com um pano, ficaria melhor.

Peguei a máquina de costura, um pano que tinha sobrado de uma antiga almofada deles e me pus a costurar.

No meio do trabalho, o botão que regula o tipo de ponto quebrou. Era uma máquina barata e o botão era todo feito de plástico. Primeira ideia: super bonder. Consultado, o marido diz que não ia aguentar e sugere um arame. Desci para o depósito, peguei um rolo de arame fino. Voltei para o apartamento, peguei dois alicates e deixei para ele arrumar. Ficou ótimo. Terminei o serviço e costurei o pano no tunel. Foi um trabalhão, ficou feio e os gatos usaram poucas vezes. Voltou a ficar largado num canto. Moral da história: às vezes é melhor praticar o desapego, poupar tempo e jogar fora de primeira :D

Vera Schwarz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Filmes - As três Palavras Divinas - Tolstói