Educação: Morin - Homo ludens
O homem do trabalho é também o homem do jogo (ludens). (4, 58)
As atividades de jogos, de festas, de ritos não são apenas pausas antes de retomar a vida prática ou o trabalho; as crenças nos deuses e nas idéias não podem ser reduzidas a ilusões ou superstições: possuem raízes que mergulham nas profundezas antropológicas; referem-se ao ser humano em sua natureza. Há relação manifesta ou subterrânea entre o psiquismo, a afetividade, a magia, o mito, a religião. Existe ao mesmo tempo unidade e dualidade entre Homo faber, Homo ludens, Homo sapiens e Homo demens. E, no ser humano, o desenvolvimento do conhecimento racional – empírico - técnico jamais anulou o conhecimento simbólico, mítico, mágico ou poético. (4, 59)
MORIN, Edgar. Os sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2003.
As atividades de jogos, de festas, de ritos não são apenas pausas antes de retomar a vida prática ou o trabalho; as crenças nos deuses e nas idéias não podem ser reduzidas a ilusões ou superstições: possuem raízes que mergulham nas profundezas antropológicas; referem-se ao ser humano em sua natureza. Há relação manifesta ou subterrânea entre o psiquismo, a afetividade, a magia, o mito, a religião. Existe ao mesmo tempo unidade e dualidade entre Homo faber, Homo ludens, Homo sapiens e Homo demens. E, no ser humano, o desenvolvimento do conhecimento racional – empírico - técnico jamais anulou o conhecimento simbólico, mítico, mágico ou poético. (4, 59)
MORIN, Edgar. Os sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2003.
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