Educação: Fernandes - O Grupo como Forma de Exercer Poder

Diz-se que o homem é um ser gregário, aludindo-se, com isso, à sua inata tendência a se agrupar para assegurar sua identidade e sua sobrevivência como espécie; porém, ao contrário de outras espécies animais, ele não se agrupa apenas para se defender dos perigos naturais ou para multiplicar sua capacidade de prover sustento e proteção à prole. O homem também se agrupa para instrumentalizar seu domínio e poder sobre seus iguais, mesmo quando esse domínio não esteja vinculado a questões de sobrevivência ou preservação da espécie.
Os sistemas sociais, as instituições e os grupos em geral estão sempre a par de seus objetivos específicos – instrumentos de busca e manutenção do Poder (assim mesmo, maiusculado, para enfatizar sua magnitude, e inadjetivado, para caracterizar sua abrangência). Essa aspiração ou desejo de Poder está ligado às origens da condição humana e é o substrato dinâmico para as vicissitudes dos indivíduos em sua vida de relação (60)

FERNANDES, José Waldemar; SVARTMAN, Betty e FERNANDES, Beatriz Silverio. Grupos e configurações vinculares. Porto Alegre: Artemed, 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde Achar - Holanda - Amsterdam: Casa Bocage

Filmes - As três Palavras Divinas - Tolstói

Educação: Bandura - Teoria da Aprendizagem Social