Educação: Vera Schwarz - Animal Problema
Essa atividade é um misto de contação de história, teatro e estudo de caso.
Objetivos
Ampliar a compreensão sobre as repercussões que o desequilíbrio entre nascimentos e morte, nesse caso um exagerado aumento no número de nascimentos em relação a uma diminuição dos óbitos, provoca nos ambientes naturais.
Favorecer que o aluno perceba que o aumento na capacidade de interferir em ambientes selvagens provoca maior responsabilidade de buscar soluções para os desequilíbrios gerados.
Possibilitar que o aluno exercíte seu pensamento lógico e capacidade de argumentação.
Estabelecer relação entre controle de natalidade e impacto ambiental.
Promover o planejamento familiar.
Levar o aluno a se perceber como um dos protagonistas da história presente e futura do planeta.
Atividade
A professora conta para os seus alunos, como se fosse verdade e demonstrando grande preocupação, que os cientistas descobriram, em uma ilha, um animal que estava causando grands problemas.
Ela informa para eles que, segundo as notícias, o animal em questão está se reproduzindo exageradamente e que não possui predadores.
Simulando estar bastante apreensiva com a situação, explica que o crescente número de indivíduos tem dizimado outras espécies, das quais se alimenta, e desalojado outras , ocupando seus lugares.
Diz ainda que, devido ao tamanho da população, a quantidade de fezes e urina que esse grupo de animais produz é enorme e tem poluído o solo e a água doce da ilha.
Termina a exposição perguntando o que a turma acha que os cientistas devem fazer.
Solicita que um dos alunos coloque no quadro as sugestões dos colegas e, após se certificar que não surge mais nenhuma idéia nova, diz aos alunos que o animal é conhecido como Homo sapiens.
Observa a reação dos estudantes e pergunta se eles mantêm, ainda suas propostas iniciais.
Caso a resposta seja afirmativa, questiona quais as repercusões que isso causaria na vida pessoal, social e familiar deles.
Se a resposta for negativa, pergunta o por que da mudança e quais as novas alternativas.
Pode, ainda, ampliar o debate, questionando se as outras espécies não apresentam as mesmas necessidades sociais, de abrigo, alimento, reprodução que eles.
Minha experiência com essa técnica foi muito interessante. As sugestões que meus alunos deram, expressas de forma apaixonda, foi que os cientistas deveriam exportar, colocar no zoológico, matar ou castrar esses animais.
Contudo, o hilário foi, quando falei que nós éramos o animal (eu, eles e todos os humanos), ver o aluno que sugeriu a castração como forma de resolver o problema dar um pulo na cadeira e, pondo as mãos sobre as calças, proteger os testículos.
Autor: Vera Schwarz
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Objetivos
Ampliar a compreensão sobre as repercussões que o desequilíbrio entre nascimentos e morte, nesse caso um exagerado aumento no número de nascimentos em relação a uma diminuição dos óbitos, provoca nos ambientes naturais.
Favorecer que o aluno perceba que o aumento na capacidade de interferir em ambientes selvagens provoca maior responsabilidade de buscar soluções para os desequilíbrios gerados.
Possibilitar que o aluno exercíte seu pensamento lógico e capacidade de argumentação.
Estabelecer relação entre controle de natalidade e impacto ambiental.
Promover o planejamento familiar.
Levar o aluno a se perceber como um dos protagonistas da história presente e futura do planeta.
Atividade
A professora conta para os seus alunos, como se fosse verdade e demonstrando grande preocupação, que os cientistas descobriram, em uma ilha, um animal que estava causando grands problemas.
Ela informa para eles que, segundo as notícias, o animal em questão está se reproduzindo exageradamente e que não possui predadores.
Simulando estar bastante apreensiva com a situação, explica que o crescente número de indivíduos tem dizimado outras espécies, das quais se alimenta, e desalojado outras , ocupando seus lugares.
Diz ainda que, devido ao tamanho da população, a quantidade de fezes e urina que esse grupo de animais produz é enorme e tem poluído o solo e a água doce da ilha.
Termina a exposição perguntando o que a turma acha que os cientistas devem fazer.
Solicita que um dos alunos coloque no quadro as sugestões dos colegas e, após se certificar que não surge mais nenhuma idéia nova, diz aos alunos que o animal é conhecido como Homo sapiens.
Observa a reação dos estudantes e pergunta se eles mantêm, ainda suas propostas iniciais.
Caso a resposta seja afirmativa, questiona quais as repercusões que isso causaria na vida pessoal, social e familiar deles.
Se a resposta for negativa, pergunta o por que da mudança e quais as novas alternativas.
Pode, ainda, ampliar o debate, questionando se as outras espécies não apresentam as mesmas necessidades sociais, de abrigo, alimento, reprodução que eles.
Minha experiência com essa técnica foi muito interessante. As sugestões que meus alunos deram, expressas de forma apaixonda, foi que os cientistas deveriam exportar, colocar no zoológico, matar ou castrar esses animais.
Contudo, o hilário foi, quando falei que nós éramos o animal (eu, eles e todos os humanos), ver o aluno que sugeriu a castração como forma de resolver o problema dar um pulo na cadeira e, pondo as mãos sobre as calças, proteger os testículos.
Autor: Vera Schwarz
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Comentários