Educação: Vera Schwarz - Desenhando uma Cidade

Esse é um roteiro para o ensino de Ciências. É composto de duas etapas. A primeira, isoladamente, pode ser usada para abordar questões de ecologia. A primeira e segunda etapas juntas servem para desenvolver os conteúdos sobre corpo humano.
  • Objetivos:
Primeira etapa

ampliar a percepção sobre a complexidade das grandes cidades;
favorecer a compreensão das inter-relações entre os diversos elementos que constituem uma cidade;
estimular a reflexão sobre as necessidades humanas;
classificar as diferentes necessidades humanas em categorias, conforme suas características principais;
evidenciar a importância da água para os habitantes da cidade (manutenção da vida, higiene, transporte, lazer etc.);
estabelecer debates sobre os diversos tipos de resíduos produzidos nas cidades;
favorecer a discussão sobre o impacto das cidades sobre os ambientes naturais e as outras formas de vida (destruição de ecossistemas, extinção de espécies...);
abordar a relação entre as várias formas de gerenciar resíduos e o correspondente impacto ambiental produzido;
favorecer o exercício da criatividade;
estimular a troca de informação entre os alunos;
evidenciar a importância do planejamento para a obtenção de objetivos;
possibilitar, por meio do debate, novas aprendizagens;
ampliar a integração entre os alunos.

Segunda etapa

evidenciar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre o seu corpo;
estimular a reflexão sobre as necessidades do corpo humano;
favorecer a ampliação dos conhecimentos sobre as partes que formam o corpo humano,
suas funções e inter-relações;
estimular a divisão de tarefas dentro do grupo e valorizar as contribuições individuais;
exercitar a capacidade de expressão e socialização dos alunos;
promover a prática da democracia;
possibilitar o debate de idéias de forma critica e fundamentada.
  • Tipo de atividade: Em grupo
  • Material:
Folhas A4 ou similares
fita adesiva ou cola
lápis
réguas
material para colorir (lápis de cor ou giz de cera ou canetinhas hidrocor, tinta)
livros didáticos e para-didáticos sobre o corpo humano

  • Descrição da atividade:
Primeira etapa

Os alunos, em grupos de no mínimo três e no máximo de cinco integrantes e munidos de folhas de papel (A4), devem, juntos desenhar uma cidade, obedecendo as instruções abaixo:
cada aluno deve desenhar uma parte da cidade;
o espaço ocupado pela cidade correspondente a área total do conjunto das folhas de papel do grupo;
o desenho da cidade deve conter todos os elementos necessários à vida de seus cidadãos;
o grupo deve combinar o que será desenhado e quem desenhará o quê;
os desenhos individuais devem ser planejados de forma a apresentar continuidade com os dos colegas, evitando ruas que não levem a lugar nenhum, repetições ou falta de elementos importantes (exemplo: hospitais).

Terminada essa primeira fase, o grupo deverá
fazer uma lista de todos os elementos desenhados e identificar a função a que estão relacionados;
agrupar os elementos que apresentam função semelhante.

Exemplo:
oficinas, hospitais e farmácias - manutenção e reparos
estradas, automóveis, aviões – transporte
indústrias – produção
comida e água – nutrição
lojas, armazéns - abastecimento
exército, polícia, telhados, paredes, roupas – proteção
armazéns, depósitos, armários, garagens – armazenamento
praças, clubes – lazer
televisão, rádio, telefone, correio - comunicação
prefeituras – coordenação

Segunda etapa

O grupo deverá:
organizar uma lista com os órgãos do corpo humano que conhecem;
relacionar cada órgão do corpo humano que conhecem com as funções identificadas na fase anterior;
verificar se existe, na lista do grupo, órgão sem função ou função sem órgão;
realizar uma pesquisa para ampliar conhecimento, sendo que cada integrante do grupo fique responsável por pesquisar sobre um conjunto de órgãos ou funções.
cada participante do grupo deve socializar suas descobertas com o grupo;
as informações obtidas devem ser organizadas e o resultado obtido apresentado, em forma de seminário, para o grande grupo.
Após a apresentação de todos os grupos é possível ampliar a compreensão dos alunos sobre a importância do trabalho em equipe, perguntando se existe um órgão que seja mais importante que todos os outros.  Os integrantes dos grupos deve debater o assunto e chegar a um consenso.  Cada grupo deve apresentar e justificar sua resposta. Se surgirem respostas diferentes, o professor pode solicitar que os grupo discutam o assunto e procurem chegar a um consenso. Essa nova resposta pode ser uma das que foram expostas anteriormente ou uma totalmente diferente. Nessa etapa, o professor pode solicitar que "o" ou "um" representante da turma  escreva a resposta no quadro e explique os argumentos que a embasam.  Geralmente, os alunos apontam o cérebro como o órgão mais importante, mas, independente de qual órgão tenha sido escolhido, se houve uma escolha, o professor pode problematizar a resposta questionando o que aconteceria com esse órgão caso algum outro deixasse de funcionar. Por exemplo, se o cérebro fosse o escolhido, ele poderia perguntar o que aconteceria com o cérebro se o coração ou os pulmões parassem de funcionar. Para concluir, o professor pode enfatizar a importância de cada órgão do corpo e do trabalho em equipe.


Autor: Vera Schwarz

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde Achar - Holanda - Amsterdam: Casa Bocage

Filmes - As três Palavras Divinas - Tolstói

Educação: Bandura - Teoria da Aprendizagem Social