Educação: Vera Schwarz - Caçada Ecológica
Essa atividade foi criada para disciplina de Ciências com o objetivo de trabalhar o conteúdo de Seres Vivos. É composta de duas etapa, sendo a primeira a confecção do jogo e a segunda o jogo em si.
Objetivos
Primeira etapa
A primeira fase pode ser feita pelo professor sozinho ou pelos alunos com a orientação do professor. Nesta fase são confeccionadas fichas (cartas grandes de papel grosso), onde em cada uma é colada ou desenhada imagens de seres vivos ou de estruturas a eles relacionadas ou palavras que os identifique. Por exemplo, fichas com:
Paralelo a isso, é elaborada uma lista de questões relacionadas as imagens ou palavras, por exemplo:
Segunda etapa
Nesta etapa a turma é dividida em grupos e cada grupo escolhe um representante.
Todo o material dos alunos é colocado embaixo das classes e as fichas são espalhadas sobre elas, ficando as imagens e palavras viradas para baixo.
Os representantes devem permanecer sentandos, perto do quadro e do professor. O restante dos alunos devem ficar em pé perto das mesas.
A função de cada grupo é encontrar ou “caçar” a ficha que corresponde a solicitação do professor, enquanto a função do representante entregar essa ficha ao professor. Isso evita que um mesmo grupo ofereça várias fichas ao mesmo tempo (corretas e erradas), dificultando a validação do resultado.
Todas as fichas oferecidas como resposta a solicitação do professor, certas ou erradas, devem ser comentadas e usadas para revisar o assunto abordado, levando os alunos a estabelecerem relações com os conteúdos estudados ou situações do dia-a-dia. Por exemplo, o professor solicita que os alunos localizem a figura de um vertebrado que respire por brânquias ou a figura de uma brânquia. Quando a figura do ser vivo ou da estrutura é localizada, aproveita a ocasião e reforça o que entende como relevante a partir de questionamentos.
Durante todo o jogo o professor deve evidenciar a importância da participação, mas se um ou outro aluno não quiser jogar é conveniente que se permita que apenas assista ou fique como representante de um dos grupos. A observação também favorece a aprendizagem.
O grupo que primeiro apresentar uma ficha que corresponda a solicitação do professor recebe um ponto, contudo, é fundamental que o professor deixe claro que para ele o mais importante é a diversão e a aprendizagem que o jogo oferece e não o resultado final.
Autor: Vera Schwarz
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Objetivos
- Estimular os alunos a criarem estratégias que possibilitem melhores resultados no jogo, por exemplo, melhor disposição dos integrantes do grupo pela sala;
- Exercitar a capacidade de organização dos estudates;
- Favorecer o estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados;
- Diagnosticar e sanar dificuldades quanto a compreensão dos conteúdo;
- Favorecer a fixação e significação dos conteúdos trabalhados em aula;
- Promover o gosto pelo estudo por meio de atividade lúdica;
- Estimular a criatividade;
- Desenvolver a capacidade crítica e o senso de valor, solicitando aos alunos a elaboração das regras do jogo e seu cumprimento (combate a trapaça);
- Fortalecer os laços de amizade entre os estudantes;
- Diagnosticar e sanar dificuldade de integração;
- Promover a cooperação entre os alunos por meio do trabalho em equipe;
- Combater a competitividade, demonstrando que o mais importante é a diversão e a aprendizagem que o jogo oferece e não o resultado final;
Primeira etapa
A primeira fase pode ser feita pelo professor sozinho ou pelos alunos com a orientação do professor. Nesta fase são confeccionadas fichas (cartas grandes de papel grosso), onde em cada uma é colada ou desenhada imagens de seres vivos ou de estruturas a eles relacionadas ou palavras que os identifique. Por exemplo, fichas com:
- imagem de um tubarão,
- imagem de baleia,
- imagem de piranha,
- imagem de brânquias,
- imagem do aparelho respiratório de mamífero
- a palavra escama
- a palavra krill
- etc
Paralelo a isso, é elaborada uma lista de questões relacionadas as imagens ou palavras, por exemplo:
- apresente uma ficha com a imagem de animal mamífero que vive no mar;
- encontre a ficha com o nome dos seres de que se alimentam as baleias;
- qual o nome da estrutura que reveste o corpo da maioria dos peixes.
Segunda etapa
Nesta etapa a turma é dividida em grupos e cada grupo escolhe um representante.
Todo o material dos alunos é colocado embaixo das classes e as fichas são espalhadas sobre elas, ficando as imagens e palavras viradas para baixo.
Os representantes devem permanecer sentandos, perto do quadro e do professor. O restante dos alunos devem ficar em pé perto das mesas.
A função de cada grupo é encontrar ou “caçar” a ficha que corresponde a solicitação do professor, enquanto a função do representante entregar essa ficha ao professor. Isso evita que um mesmo grupo ofereça várias fichas ao mesmo tempo (corretas e erradas), dificultando a validação do resultado.
Todas as fichas oferecidas como resposta a solicitação do professor, certas ou erradas, devem ser comentadas e usadas para revisar o assunto abordado, levando os alunos a estabelecerem relações com os conteúdos estudados ou situações do dia-a-dia. Por exemplo, o professor solicita que os alunos localizem a figura de um vertebrado que respire por brânquias ou a figura de uma brânquia. Quando a figura do ser vivo ou da estrutura é localizada, aproveita a ocasião e reforça o que entende como relevante a partir de questionamentos.
Durante todo o jogo o professor deve evidenciar a importância da participação, mas se um ou outro aluno não quiser jogar é conveniente que se permita que apenas assista ou fique como representante de um dos grupos. A observação também favorece a aprendizagem.
O grupo que primeiro apresentar uma ficha que corresponda a solicitação do professor recebe um ponto, contudo, é fundamental que o professor deixe claro que para ele o mais importante é a diversão e a aprendizagem que o jogo oferece e não o resultado final.
Autor: Vera Schwarz
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
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