Educação: Vera Schwarz - Jogos em Ciências

Esse é um roteiro para trabalhar com jogos em sala de aula. Foi criado originalmente para a disciplina de Ciências, mas pode ser adaptado para outras matérias.


Objetivo
  • Promover o gosto e o comprometimento com os estudos;
  • Estimular a pesquisa;
  • Exercitar o senso crítico e a capacidade de avaliação;
  • Favorecer a integração entre os alunos;
  • Exercitar a capacidade de expressão e argumentação;
  • Favorecer o estabelecimento de relações entre conteúdos e entre conteúdos trabalhados na escola e outras vivências;
  • Favorecer a fixação do conteúdo.
Atividade

Solicitar que os alunos formem grupos (pode ser escolha livre ou do professor);

Dividir o conteúdo a ser trabalhado em unidades menores e permitir que cada grupo escolha a parte da matéria que tenha maior interesse. Se dois ou mais grupos quiserem o mesmo tema, realizar um sorteio.

Solicitar que cada grupo faça um resumo do conteúdo pesquisado e, após, liste o que considera mais importante.

Considerando que cada grupo conhece apenas a parte da máteria que pesquisou, solicitar que cada grupo apresente o resultado se sua pesquisa para os colegas.

Pedir que cada grupo crie ou adapte um jogo ao conteúdo pesquisado.

Exemplo:

Se os alunos resolverem confeccionar um jogo de baralho e o assunto pesquisado pelo grupo for animais vertebrados, eles podem substituir os naipes da seguinte forma:
  • naipe de ouro - peixes
  • naipe de copas - aves
  • naipe de paus - mamíferos
  • naipe de espada - répteis
Dentro de cada naipe, os números e as figuras são substituídos por imagens (desenhos ou figuras) e palavras associadas ao grupo de animais.

  • ás do naipe aves - figura de uma pena
  • rei do naipe aves - imagem de um pingüim
  • rainha do naipe aves - a expressão "ossos pneumáticos"
  • valete do naipe aves - a expressão "sacos aéreos"
  • ás do naipe mamíferos - a palavra "pêlos"
  • rei do naipe mamíferos - a imagem de um casco de cavalo
  • rainha do naipe mamíferos - a figura de um morcego
  • valete do naipe mamíferos - a expressão "espécie humana"
Solicitar que os alunos joguem o jogo que criaram e depois troquem com os colegas. Por exemplo, se o grupo fez um baralho pode jogar uma partida de pif ou canatra ou ainda usar as cartas em um jogo de memória. Após jogar, podem trocar seu jogo por um jogo de trilha, feito por outro grupo, sobre moluscos ou anelídeos.

http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/grupoB3.htm


Autor: Vera Schwarz

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Comentários

Unknown disse…
Muito bom!!! :-)

-- Nelson

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