Educação: Vera Schwarz - Jogos em Ciências
Esse é um roteiro para trabalhar com jogos em sala de aula. Foi criado originalmente para a disciplina de Ciências, mas pode ser adaptado para outras matérias.
Objetivo
Solicitar que os alunos formem grupos (pode ser escolha livre ou do professor);
Dividir o conteúdo a ser trabalhado em unidades menores e permitir que cada grupo escolha a parte da matéria que tenha maior interesse. Se dois ou mais grupos quiserem o mesmo tema, realizar um sorteio.
Solicitar que cada grupo faça um resumo do conteúdo pesquisado e, após, liste o que considera mais importante.
Considerando que cada grupo conhece apenas a parte da máteria que pesquisou, solicitar que cada grupo apresente o resultado se sua pesquisa para os colegas.
Pedir que cada grupo crie ou adapte um jogo ao conteúdo pesquisado.
Exemplo:
Se os alunos resolverem confeccionar um jogo de baralho e o assunto pesquisado pelo grupo for animais vertebrados, eles podem substituir os naipes da seguinte forma:
http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/grupoB3.htm
Autor: Vera Schwarz
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Objetivo
- Promover o gosto e o comprometimento com os estudos;
- Estimular a pesquisa;
- Exercitar o senso crítico e a capacidade de avaliação;
- Favorecer a integração entre os alunos;
- Exercitar a capacidade de expressão e argumentação;
- Favorecer o estabelecimento de relações entre conteúdos e entre conteúdos trabalhados na escola e outras vivências;
- Favorecer a fixação do conteúdo.
Solicitar que os alunos formem grupos (pode ser escolha livre ou do professor);
Dividir o conteúdo a ser trabalhado em unidades menores e permitir que cada grupo escolha a parte da matéria que tenha maior interesse. Se dois ou mais grupos quiserem o mesmo tema, realizar um sorteio.
Solicitar que cada grupo faça um resumo do conteúdo pesquisado e, após, liste o que considera mais importante.
Considerando que cada grupo conhece apenas a parte da máteria que pesquisou, solicitar que cada grupo apresente o resultado se sua pesquisa para os colegas.
Pedir que cada grupo crie ou adapte um jogo ao conteúdo pesquisado.
Exemplo:
Se os alunos resolverem confeccionar um jogo de baralho e o assunto pesquisado pelo grupo for animais vertebrados, eles podem substituir os naipes da seguinte forma:
- naipe de ouro - peixes
- naipe de copas - aves
- naipe de paus - mamíferos
- naipe de espada - répteis
- ás do naipe aves - figura de uma pena
- rei do naipe aves - imagem de um pingüim
- rainha do naipe aves - a expressão "ossos pneumáticos"
- valete do naipe aves - a expressão "sacos aéreos"
- ás do naipe mamíferos - a palavra "pêlos"
- rei do naipe mamíferos - a imagem de um casco de cavalo
- rainha do naipe mamíferos - a figura de um morcego
- valete do naipe mamíferos - a expressão "espécie humana"
http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/grupoB3.htm
Autor: Vera Schwarz
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Comentários
-- Nelson