Pensamentos e Sentimentos - Animais


Pode parecer estranho que alguém que aprecie um picanha escreva sobre respeito aos animais. Porém, se a análise for mais minuciosa, a coisa ainda fica pior. Afinal, uso sapatos de couro, tomo leite e seu derivado, uso remédios, produtos de beleza e higiene (que podem ter sidos testados em animais) e me beneficio dos progressos da Ciência e Medicina.

Contudo, para mim a questão não é essa. Poderia nunca ter comido carne ou qualquer produto animal e, mesmo assim, ser responsável pela morte e sofrimento de muitos animais apenas por comprar um apartamento. Afinal, quando construímos nossas casa destruímos a de outros seres.

Portanto, não quero e não estou preparada para questionar se é possível ou não viver sem matar animais. O que quero discutir é se precisamos ser cruéis . Será que nossa Ciência, nossa Medicina, nossas indústrias realmente precisam submeter, ainda hoje, os animais a toda sorte torturas. Será que nosso progresso tem que ser a qualquer preço?

A forma que os animais têm sido criados, o estresse e os horrores a que são submetidos, durante suas vida e no momento da morte, me parecem questões muito mais sérias do que se vou ou não comê-los no jantar.

As religiões judáica e mulçumana possuem regras de abate (leis de Kosher e leis de halal, respectivamente) que, entre outras coisas, se preocupam em evitar o sofrimeno do animais.

Parece que lutar para que eles tenham uma vida digna e uma morte indolor é um objetivo possível, embora mais dispendioso. A questão é muito mais econômica. Carnes kosher costumam ser mais caras. O mesmo acontece, em relação as galinhas e ovos caipiras encontrados nos supermercados.


http://www.rehagro.com.br/siterehagro/publicacao.do?cdnoticia=536

http://www.pelosanimais.org.pt/ajudar/posters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam