Psicologia e Afins - Os rituais familiares

Sempre gostei de ter meus rituais, pois, para mim, eles tem função equilibradora.

Quando estava procurando textos sobre o mito de Eros e Psiquê encontrei esse site sobre rituais e adorei.


"Os rituais familiares são atividades simbólicas, repetitivas, altamente valorizadas, as quais transmitem os valores duradouros, as atitudes e os objetivos da família.

A maioria dos pais tem agendas sobrecarregadas e pouco tempo disponível para engajar-se em rituais com os filhos. Almoçar, jantar, tomar o café da manhã, ler uma história antes de ir para a cama, enfim, situações cotidianas, altamente ritualizadas em épocas não muito antigas, não existem mais. Na maioria das famílias, os pais não estão mas disponíveis nos horários das refeições. Quando chegam em casa os filhos já foram dormir.

Os rituais são altamente simbólicos, não importa se parecem tão comuns, como escovar os dentes. O valor do ritual está justamente na sua inserção em um contexto simbólico, isto é, algo que tenha um significado muito mais profundo do que simplesmente objetivo e observável.

Os rituais familiares são tão privados a cada grupo familiar porque possuem significados diferentes, dependendo dos contextos diversificados das pessoas que o utilizam.

Quanto às suas funções dentro da família, os rituais permitem estabelecer um senso de estabilidade. Todas as famílias experimentam situações de stress e crise, e os rituais têm a capacidade de prover as famílias uma certa estabilidade, nestes períodos.

Os rituais também trazem uma identidade familiar, pois são ocasiões em que os membros da família transmitem valores familiares crenças, reforçam a herança familiar e reconhecem mudanças na família, além de criar sentimentos de pertencimento ao grupo.

Além disso, permitem a socialização: os rituais familiares são experiências de socialização entre os membros da família, para que as famílias possam transmitir informações culturais e normativas, assim como valores e crenças através de gerações. Por exemplo, rituais linguísticos, como ensinar a criança a dizer ‘por favor’ e ‘obrigado’.

Os rituais familiares são estabilizadores da família e, embora haja pouca evidência de que exista influência de rituais sobre o desenvolvimento, há suficientes provas de que as rotinas diárias e os rituais estão relacionados com o funcionamento psicossocial.

É essencial que as famílias mantenham seus rituais através do tempo, mas não significa que esses tenham de permanecer os mesmos. Aqueles rituais que falham em adaptar-se às necessidades familiares perdem o sentido e tornam-se vazios. Quando isso acontece os rituais perdem seu simbolismo, e os membros da família celebram eventos com um senso de obrigação.

Assim, os rituais são eventos dinâmicos, que devem responder às necessidades de mudança da família." 


P@Psic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritores: Sant-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Poemas - Paulo Cesar Pinheiro e João Aquino: Viagem nas Asas da Poesia

Onde Achar - Holanda: Onde Comprar Bicicletas Usadas em Amsterdam